Breno Arcendino Valente de Souza

• Estado: AM
  • Estado: Barreirinha
  • Escola/Organização: Escola Estadual Professora Maria Belém

Eu moro em Barreirinha Amazonas, conhecida popularmente como a Princesinha do Paraná do Ramos, terra natal de Amadeu Thiago de Melo, poeta reconhecido internacionalmente e autor do poema “Estatutos do Homem”.
Barreirinha é um típico município localizado no meio da Floresta Amazônica, casa de um povo acolhedor e alegre, o povo ariramba (como são conhecidos os moradores dessa cidade).
Todo o ano essa cidade pacata se torna um palco azul, vermelho e branco, onde se destacam os Bumbás Touro Branco (vermelho e branco) e Touro Preto (azul e branco), que bailam, brilham, cantam e encantam num dos maiores festivais do Amazonas, o Festival Folclórico de Barreirinha, que ocorre numa arena construida especialmente para esse esse evento, o Touródromo.
Esse município também tem uma grande festa religiosa que atrai centenas de pessoas, a Festa de Nossa Senhora do Bom Socorro, a padroeira da cidade, essa é a maior festa religiosa de Barreirinha.
Aqui em Bae (abreviação de Barreirinha), existe um evento agropecuário, a Expobae, onde alguns produtores da nossa região expõem seus produtos (animais, frutas, plantas, etc), o objetivo desse evento é atrair investimentos para a nossa região.
Além desses existem muitos outros eventos (religiosos, agropecuários, folclóricos, etc) nesse município que formam a sua identidade.
Barreirinha é banhado por dois “braços” d’água o Paraná do Ramos (afluente do Rio Amazonas, de águas barrentas) e o Rio Andirá (de águas esverdeadas).
Essa é uma terra tranquila, mas de vez em quando ocorre um evento que anima o município.
Morar em Barreirinha é conviver integralmente com a natureza e com a simplicidade do ribeirinho, é uma cidade muito rica em cultura, aqui vivem em harmonia centenas de pessoas, cada uma do seu jeito, cada qual com sua cultura, negros, brancos e índios são basicamente a base do DNA barreirinhense.
Termino com uma frase “Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste”. Eu tenho orgulho de ser ariramba!