Uma iniciativa do programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, o Desafio 2020 está aberto para a participação de grupos! Estudantes de todo o país, apoiados por seus educadores e educadoras, podem se inscrever diretamente na Premiação até o dia 10 de novembro.

Tanto a segunda etapa do Desafio quanto a Premiação tem o objetivo de motivar os estudantes a se organizarem em grupo para planejarem a mudança que querem realizar em suas realidades.

Lembrando que as etapas são independentes e que, diferente dos anos anteriores, a Premiação do Desafio vai selecionar até 50 planos de ação criados por grupos de crianças e adolescentes que vão ganhar R$ 2 mil para colocar sua iniciativa em prática.

Clique aqui e confira mais informações sobre a Premiação no regulamento do Desafio 2020.

Fique atento(a) às datas!

A etapa Fagulha, individual, se encerrou no último dia 08 de setembro.
Já a etapa Chama, que é em grupo, vai de 15 de setembro a 10 de novembro. E a etapa Premiação, também coletiva, será de 13 de outubro a 10 de novembro.

Importante!

Mesmo sendo complementares, as etapas da jornada criativa são independentes. Ou seja, os(as) estudantes não precisam, necessariamente, participar de uma para poder fazer a outra.

Mas não se esqueça: quem participar mais pode ter mais chance de ganhar recompensas diferentes em cada etapa ou mesmo de ter seu plano de ação selecionado na premiação do Desafio!

Recompensas

O Desafio está com um novo formato e prevê diferentes tipos de recompensas para cada etapa.

A etapa Chama, por exemplo, irá dar recompensas tanto para os grupos que realizarem ao menos 4 missões quanto para os que tiverem mais curtidas no Mural. Neste caso, serão premiados 9 grupos diferentes (ou seja, os 3 que tiverem mais curtidas em cada uma das missões 1, 3 e 5).

Clique aqui e confira mais informações sobre as recompensas do Desafio 2020.

Confira também neste link quem foram os(as) estudantes premiados na etapa Fagulha do Desafio 2020.

Quem pode participar?

Estudantes do Ensino Fundamental I e II ou Ensino Médio, apoiados por seus educadores(as), de todos os municípios do país de escolas públicas, privadas, organizações não-governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entre outros podem participar do Desafio 2020.

Lembrando que as etapas Chama e Premiação são em grupo e o apoio ativo dos educadores(as) é fundamental.

Atenção!

O Desafio Criativos da Escola 2020 não aceitará materiais que contenham conteúdo impróprio ou inadequado à infância e juventude, nem que desrespeite a legislação vigente, que vá contra os direitos humanos ou que expressem discriminação de raça/etnia, classe, gênero, orientação sexual, condição física e/ou outras formas de preconceito.

Além disso, não serão permitidas quaisquer tentativas de manipular ou adulterar a contagem de votos nas produções enviadas no Mural do Desafio, sendo passível de desclassificação.

Tem alguma dúvida?

Se você ainda tem alguma dúvida, não deixe de participar por isso! Clique aqui e acesse o Perguntas e Respostas do Desafio Criativos da Escola 2020.