Euzemberg Alves de Oliveira

• Estado: PE
  • Estado: Serrita
  • Escola/Organização: EREM Aura Sampaio Parente Muniz

Minha cidade é pequeuna e isolada com uma agitação de cidade grande. Por sua história já passaram coronéis e figuras nacionalmente conhecidas, representante de uma das maiores expressões da cultura popular nordestina apresento-lhes a capital do vaqueiro pernambucana, Serrita.
Além de encontrar um cultura naturalizada pode ser percebida a influência de outras sapiências. Uma das datas mais importantes do calendário municipal é realização da missa anual em memória ao falecimento do vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado brutalmente por outro companheiro de lida que tinha inveja da sua fama. O assassinato de Raimundo Jacó deu origem a um evento religioso que leva o nome de seguida para os quatro cantos do planeta, representando de forma clara e evidente os aspectos de uma cultura sertaneja, na qual o homem nordestino luta para ganhar o pão de cada dia.