Isabelly Kaiane Moraes Rocha

Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Iema
  • Estado: MA
  • Estado: Bacabeira
  • Escola/Organização: Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Iema

O município de Bacabeira era um importante povoado de Rosário, foi desmembrado em 10 de novembro de 1994, pela Lei Nº 6.187, subordinado à ser Comarca de Rosário. Bacabeira é estrategicamente situada às margens da BR-135 no Maranhão limitando-se ao Norte com o município de São Luís; a leste com o município de Rosário; a Oeste, com o município de Cajapió e ao Sul com o município de Santa Rita. Seu nome deriva das frondosas palmeiras de bacaba (Oenocarpus bacaba).
Dividida em 18 bairros, com população total de 16.812 habitantes (IBGE/2016). Temos uma cultura representada pelo Bumba-boi de Peri de cima (meu bairro), isso mesmo “Peri”, se trata de uma homenagem a um senhor que aqui morava, mas nos livros e pesquisas o bairro é sitado como “periz” ou “perizes”. Por fim, um de nossos pontos turísticos mais conhecidos é a logoa azul-açude da pop em peri de baixo, usado como cenário em diversas fotografias.