Camila dos Santos Alencar

E.E.M.T.I. Edson Luiz Cavalcante de Gouvêa
  • Estado: Iguatu
  • Escola/Organização: E.E.M.T.I. Edson Luiz Cavalcante de Gouvêa

“Ao descerem do ônibus, o animado grupo de adolescentes rapidamente atravessa a rua. Ao adentraram no bairro o grupo foi se dividindo em duplas para não ocupar muito espaço da rua e continuarem a conversa.
Conversavam em voz alta, como se não estivessem reclamando de cansaço a quarentena minutos atrás. Enquanto alguns estabelecimentos fechavam e seus funcionários se despediam, outros eram abertos com certa animação.
Vez ou outra o grupo parava para cumprimentar algum conhecido e responder perguntas genéricas como, ‘está estudando onde?’ ‘como você e sua família estão?’ ‘e a sua avó?’. Algo corriqueiro mas ao mesmo tempo incomum em certos lugares.
‘Já notaram como o posto de saúde fica assustador à noite?’ Um dos jovens comentou fazendo os outros soltarem risadas em negação. ‘Você se assusta muito fácil’, alguém respondeu antes de se despedir e virar a esquina.
A sensação de descanso que o final de semana trazia consigo era notável, e qualquer um poderia perceber. Até mesmo o pequeno desnível entre as ruas ou os postes de iluminação percebiam.
Era comum ver crianças correndo e brincando, vizinhos reunidos em suas calçadas, um carro ou outro com o som ligado animando seus ouvintes, casais animados adentrando lanchonetes.
Em um bairro não muito grande, em uma cidade mediana, com pessoas totalmente diferentes, era possível perceber o que os unia: sensações, emoções, sonhos, amizades, histórias e o respeito.”